FALÁCIAS DO MAL NÃO IRÁ ATINGÍ-LOS

QUANDO VOCÊ E SUA IGREJA TEM CONSCIÊNCIA DOS SEUS VALORES ÉTICAS E RESPEITO, NÃO É QUALQUER UM OU COISA QUE IRÁ TE SATISFAZER, E MUITO MENOS QUALQUER UM QUE COM SUAS FALÁCIAS DO MAL IRÁ ATINGI-LOS. SOMOS IGREJA…
   Nosso segredo Fidelitas é simples. Antes de qualquer decisão de suma importância ou escolha, antes de pensar em desistir, antes de me permitir, nós rezamos. Não é sobre o quanto somos fortes, até por que às vezes somos fracos, e às vezes não dá para ser tão forte assim, mas sempre rezamos, Nós não sabemos o que esperar do amanhã ou se nossos sonhos se tornarão realidades, mas rezamos. Algum momento tudo se encaixa como se fosse algo mágico, por que existe uma força superior que nos ouve, e rezarmos é a forma mais honesta de admitir que não estamos sozinhos.
NOSSA IGREJA
   Em hierarquia e tradição do sacramento da ordem
Somos uma igreja atravessada pela Reforma, mas não da Reforma; assim como somos católicos, mas não impactado pelo Concílio de Trento. Somos Véteros Católicos! Um carisma específico e com a Graça de Deus..
SOMOS UMA IGREJA
   Porque temos o elemento institucional e o elemento ministerial. Ambos os elementos formam uma realidade complexa e indissolúvel de modo que, pelos ritos, a Comunhão dos Santos acontece com a assembleia visível, a Igreja Triunfante e a Igreja Padecente, o ministério da Graça e vida na Fé.
SOMOS CATÓLICOS
   Católico não é um substantivo, mas adjetivo. O termo católico significa “universal” no sentido de “segundo a totalidade” ou “segundo a integralidade”, portanto, a igreja “… é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do gênero humano”. Ser católico é uma missão em atingir as mais diversas manifestações humanas, culturais e sociais. Ser católico é uma constituição e uma missão.
SOMOS VÉTEROS
   Também Veteros Católicos Fidelitas ou Católicos Fiéis e Tradicionais Conservadores da Fé. Porque somos frutos da missão dos Véteros Católicos da Polônia, em 1931, em Ponta Grossa /PR. E a única Igreja que retornou à União de Scranton e Nórdicos da França, EUA, Polônia e Jerusalém, em 2001, para estudar e iniciar o processo de retomada dos vínculos fraternos com a União de Scranton. Com liturgia própria e teologia baseada nos estudos na Universidade da Polônia.
Naquele tempo, “o Senhor separou a tribo de Levi para levar a arcar da Aliança do Senhor, para estar diante do Senhor e para o servir e para abençoar em seu nome até ao dai de hoje” (Dt 10, 😎. Eis, que no veterocatolicismo, o Senhor vocaciona seus sacerdotes para um ministério diferenciado.
CLERO
   Nosso clero é formado por homens, casados ou solteiros, de sucessão apostólica unicamente Vétero Católica e organizada na hierarquia da Antiga, isto é, Bispos, Presbíteros e Diáconos. Nosso ponto de unidade é o Patriarca Superior do Patriarcado de Jerusalém nas Américas e os Patriarcas de diversos países pertencentes a nossa igreja no Brasil.
AS DIRETRIZES DA IGREJA LEVAM EM CONTA O RESPEITO QUE DEVEMOS TER EM RELAÇÃO À PRESENÇA DE JESUS NA EUCARISTIA
   Infelizmente, durante a distribuição da hóstia na Missa, pode acontecer da hóstia pode cair no chão. Isso nunca seria algo intencional de um católico(a). Assim, nessa hora, é preciso manter a serenidade e o respeito. O padre, o diácono e o ministro encarregam-se de velar para que o Corpo e o Sangue de Cristo sejam tratados com a devida reverência. A Instrução Geral do Missal Romano determina o que eles devem fazer caso a hóstia sagrada caia no chão: “Se cair no chão alguma hóstia ou partícula, recolhe-se reverentemente. Se acaso se derramar o Sangue do Senhor, lava-se com água o local em que tenha caído e deita-se depois essa água no sumidouro colocado na sacristia” (IGMR, 280).
O QUE É O SUMIDOURO?
   O sumidouro, também chamado de sacrarium, em latim, é uma pia especial, cuja água vai diretamente para o solo. Deste modo, os resíduos de elementos sagrados que precisam ser descartados pela igreja regressam à terra de forma digna e respeitosa. Geralmente, não é possível completar todas as orientações durante a celebração da Missa. Por isso, é comum que o padre coloque um pano branco sobre o lugar em que a hóstia caiu e o limpe adequadamente depois da Missa.
POR QUE TANTO CUIDADO?
   Mas por que tanto cuidado com as espécies sagradas? Porque a Igreja acredita veementemente nas palavras de Jesus: “este é o meu corpo e este é o meu sangue”.
DE ACORDO COM O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA,
   “Pela consagração do pão e do vinho opera-se a conversão de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo nosso Senhor, e de toda a substância do vinho na substância do seu sangue; a esta mudança, a Igreja católica chama, de modo conveniente e apropriado, transubstanciação” Com isso em mente, acreditamos que o que cai no chão não é só o pão ou o vinho, mas o corpo e o sangue de nosso Salvador. Essa crença transmite tudo o que a Igreja faz em conexão com a Eucaristia, reconhecendo que Deus está realmente presente nessas espécies e que nossa resposta a estes acidentes deveria ser baseada no amor que temos ao nosso Criador.
NÃO ME ESCUTAM, ME REJEITAM, E ME DESPREZAM.
NÃO TRATO COMO LEI EXCEPCIONAL QUEM ME TRATA COMO LEI TEMPORÁRIA.
   Sejamos apenas uma plantinha teimosa, devemos brotar onde ninguém espera e resistir as tempestades. Nossa igreja não será destruída por aqueles que trabalham contra ela, mas ficará triste por aqueles que olham para os inimigos e não fazem nada para defendê-la. Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. (Lc 10,16). Quanto mais aposto no amor, lutando diariamente contra meu egoísmo, tanto mais cultivo em mim a verdadeira felicidade, mesmo sendo regada por muitas lágrimas. Pelo contrário, quanto mais me entrego aos apelos do meu orgulho, negando a mim mesmo a fadiga para me tornar uma pessoa melhor, tanto mais vou ter que me esconder atrás de falsos sorrisos. Pois é pelo caminho do amor que faço nascer em mim a vontade de viver, senão nada terá sentido, até me enxergar como a causa de todos os meus males.
Assim é o nosso desejo fidelitas.
Assim seja!
Shalom
+Dom Paulus Nunes-sce
Patriarca
Sacerdote Superior do Patriarcado de Jerusalém nas Américas