A importância da Campanha da Fraternidade 2022

O tema da CF é fundamental para que seja bem assumido e amado. Ele deriva sempre da palavra de Deus, pois esta ilumina a vida de todos nós seguidores e seguidoras de Jesus Cristo.

   A Campanha da Fraternidade (CF) 2022 trata da educação, assunto bem atual para todo o povo de Deus e para a sociedade. A CNBB coloca sempre temas importantes em vista de uma vida conforme o evangelho de Jesus Cristo, para a santificação de todo o povo de Deus. É também um tema valoroso para ser aprofundado na vida eclesial da forma como cada um de nós está lidando com a educação para que todos tenham o conhecimento da verdade, Jesus Cristo. É um tema que exige a conversão pastoral de todas as lideranças da Igreja e da sociedade, ponto importante na Quaresma, em vista do mistério pascal do Senhor. Vejamos alguns passos para que Campanha da Fraternidade traga muitos frutos no tempo favorável, a quaresma, tempo de preparação para a Páscoa e para toda a nossa vida, de discípulas e discípulas do Senhor.

Educados pela Palavra de Deus

Conheça o Curso Online sobre o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio…https://pay.hotmart.com/M64012212S?checkoutMode=10

   O tema da CF é fundamental para que seja bem assumido e amado. Ele deriva sempre da palavra de Deus, pois esta ilumina a vida de todos nós seguidores e seguidoras de Jesus Cristo. Ele diz: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cfr. Pr 31,26). A passagem faz parte de um poema final sobre a mulher ideal, excelente, da mulher perfeita, que é superior as pérolas preciosas. A sabedoria a coroa e ela fala com de uma forma perfeita[1]. É preciso ter presente que a fala de cada um de nós seja carregada de sabedoria, como graça de Deus e também que o ensino seja dado com amor. É palavra de Deus que anda junto com a prática de vida. Um dos objetivos específicos da CF 2022 é identificar os valores da Palavra de Deus e da Tradição por uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.

A oração da CF 2022

   Uma análise da oração da Campanha da Fraternidade 2022 coloca bem a importância desta campanha para todos os seguidores do Senhor. Ela se dirige ao Pai santo para que no tempo da quaresma, ele dê a graça para as pessoas serem educadas pela Palavra de Deus, que liberta e que salva. O fiel pede para que se livre da influência negativa por uma cultura que vê a educação não seja assumida como um ato de amor aos irmãos e às irmãs. É preciso fortalecer sempre mais uma educação integral, fraterna e solidária. A pessoa volta-se para o Pai para que todos sejam corajosos na missão de educar para a vida plena em família, nas comunidades eclesiais missionárias, nas escolas e também nos ambientes educacionais.  A oração quer levar as pessoas para falar com sabedoria e educar com amor. Uma invocação é dada para Maria como Mãe educadora de seu Filho, Jesus Cristo. A educação leve as pessoas ao diálogo, a solidariedade e a paz, valores tão importantes neste tempo de guerra. A oração termina na invocação a Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, que dá a vida. É uma oração dirigida ao Deus Uno e Trino em favor da educação dita com sabedoria e ensinada com amor.

Saiba Mais sobre a acolhida escolar no pós isolamento social…https://go.hotmart.com/N68069999X?dp=1

Jesus, o educador da humanidade

   A importância da Campanha da Fraternidade é também dada pelo cartaz que foi modulado pela equipe da CF 2022, tendo presente Jesus que escreveu no chão, amor, sabedoria tendo ao lado, a figura da mulher flagrada em adultério trazida ao Senhor Jesus pelos escribas e os fariseus (Jo 8, 1-11). A lei colocava a condenação, mas Jesus não a condenou, mas pediu-lhe a conversão de vida. Jesus é o educador da humanidade, o pedagogo verdadeiro que leva às pessoas para a verdade, para o amor a Deus, ao próximo, como a si mesmo. Ele falava com sabedoria e ensinava com amor tanto para os discípulos como também para a multidão (Jo 1,37-38; Mc 9,5; 11,21; 14;45). Ele foi reconhecido como Mestres, seja com os discípulos como também para os doutores da lei, os fariseus como os saduceus. As suas parábolas visavam à conversão de vida de todos.

   Jesus escreveu no chão, na areia. O que ele escreveu? Não se sabe o que o Senhor escreveu no chão. E Ele respondeu que não tivesse culpa, lançasse a primeira pedra. Jesus colocou os acusadores em acusados, de modo que todos foram embora, a começar pelos mais velhos. Jesus não a condenou, mas pediu-lhe uma vida nova. Assim o passado foi atirado longe, e ela se tornou uma nova criatura por graça do Senhor.

A Campanha da Fraternidade e Educação

E-BOOK – PROJETO DE VIDA ….https://go.hotmart.com/F60346615B?dp=1

   A CF 2022 trata da educação, como componente importante para levar à pessoa à luz da fé cristã a um humanismo integral, solidário. Ela tem presente também o Pacto educativo global do Papa Francisco que visa um humanismo integral, que parte da família, da comunidade, da escola e é integrada também na casa comum a vida de todas as pessoas com o Criador. Seguidora de Jesus Cristo, a Igreja sempre se mostrou sensível para com a educação como um dos pontos essenciais na sua missão neste mundo. A educação anda junto com a ação evangelizadora. Desta forma colabora com a humanização, tendo presente sempre, o evangelho de Jesus Cristo. A educação é uma palavra proveniente do latim: educatio-onis, cujo significado é trazer para fora, produzir conhecimento, é obra e o resultado de educar com sabedoria e amor.[2]. A educação possibilita a condução da pessoa para sair do não saber rumo à consciência de si mesma, e do mundo em que vive. A educação leva a pessoa a amar a Deus, ao próximo como a si mesmo.

A educação e a família

SAIBA MAIS…https://pay.hotmart.com/V37561703M?checkoutMode=10

   A educação coloca a importância da família, na educação de seus filhos e de suas filhas. Ela dá os rumos para uma educação própria da pessoa, os valores cristãos, católicos, de seguidores e de seguidoras do Senhor Jesus Cristo. Tudo parte da célula familiar para que assim as pessoas sejam bem formadas e lutem por um ideal na vida e vocação. A Igreja leva em consideração as famílias que passam por dificuldades, sobretudo onde a mulher assume praticamente toda a educação de seus filhos e de suas filhas.

A CF e o valor da pessoa e a casa comum

   Seguindo a Palavra de Deus, a CF levará a todos para o valor da pessoa como princípio da educação. Como é fundamental este ponto no qual a educação é um processo humano, de amor às pessoas e que conduz para o divino, para Deus. A educação tem um princípio essencial que é o ser humano, objetivo, concreto que é chamado a viver na solidariedade, na paz, no amor a Deus, e também com a casa comum, local onde a pessoa vive e atua. É muito importante o respeito às terras dos povos indígenas, às suas florestas, aos povos ribeirinhos. A casa comum é a criação do Senhor, de modo que o respeito e o amor à mesma, fará a todos viverem na unidade, na diversidade das coisas e do mundo, em vista do bem de todos e com o Senhor.

   A CF 2022 coloca a beleza da educação para que seja falada com sabedoria e ensinada com amor. O povo de Deus e toda a sociedade são chamados a pensar a educação em vista de um humanismo integral, solidário, unido com a casa comum. O Pacto educativo global visa a unidade. A família, a comunidade, a escola, as universidades, as instituições católicas, todas as pessoas devem olhar a educação para levá-las para o bem de todos, ao amor e um dia à eternidade, a unidade com o Deus Uno e Trino.

Fonte: Vatican News

Por: Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.