NOVO ENSINO MÉDIO

Novo ensino médio: confira quais as principais novidades para o próximo ano

Por: Sayonara Moreno/Agência Brasil 

 

 Com implementação prevista para 2022, o novo ensino médio já tem orientações direcionadas aos gestores educacionais. Nesta quarta-feira (14), o Ministério da Educação publicou a portaria com o cronograma e prazos que devem ser incluídos nesse ensino. É o que explicou, durante a cerimônia de lançamento do novo ensino médio, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo.

   O novo ensino médio já estava previsto em lei de 2017 e define uma nova organização do currículo escolar e aumento da carga horária, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. Algumas mudanças já foram implementadas em algumas escolas do país, mas a lei torna obrigatória a implementação em todo elas.

   As mudanças previstas começam pela primeira série do ensino médio. No ano seguinte, atinge a segunda série e, em 2024, as três séries do ensino médio. Entre as principais mudanças estão o aumento da carga horária: a partir de 2022, o ensino médio deve ter, pelo menos, mil horas anuais.

   Outra mudança é em relação aos chamados itinerários formativos. Cada estudante vai escolher a área em que deve seguir, de acordo com os interesses e necessidades pessoais.

Saiba Mais…https://pay.hotmart.com/M55904695J?checkoutMode=10

   Esses itinerários se dividem em cinco: Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O quinto itinerário prevê a formação técnica e profissional.

   Após o lançamento do novo ensino médio, o ministro Milton Ribeiro também falou sobre os desafios da pandemia no ensino brasileiro e defendeu o retorno às aulas presenciais.

Ganhe Comissão…https://app-vlc.hotmart.com/affiliate-recruiting/view/0471D55904716

   A portaria publicada do novo ensino médio prevê, ainda, a formação de professores, atualização de materiais didáticos e mudanças nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alinhados à base nacional comum curricular.

Fonte: Acústica