EAR: CIRCO SHOW!

EDUCANDÁRIO ANÁLIA RAMOS COMEMORA O DIA DO CIRCO.

Veja Também Galeria de Fotos…https://www.arquidiocesedabahiaiavcbf.com.br/?p=3635&preview=true

   O Dia do Circo é uma data comemorativa celebrada nacionalmente no dia 27 de março. Essa data é uma homenagem ao palhaço Piolin, um dos palhaços mais famosos que já se apresentaram no Brasil e que teve grande reconhecimento na década de 1920, sendo homenageado até por intelectuais modernistas.

Origem do circo

O Dia do Circo é uma data comemorativa nacional que celebra e homenageia o circo, esse importante lugar de cultura e lazer. A arte circense é bastante tradicional e se estabeleceu em nosso país em meados do século XIX. Essa data comemorativa é celebrada no dia 27 de março por conta do nascimento de Abelardo Pinto, conhecido como o palhaço Piolin.

O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março por conta do Piolin, muito famoso na década de 1920.

   Piolin fez muito sucesso na primeira metade do século XX, sobretudo durante a década de 1920, e ficou reconhecido como um dos grandes palhaços que já atuaram nos circos brasileiros. Abelardo Pinto nasceu em Ribeirão Preto, em 27 de março de 1887, enquanto seus pais acompanhavam a caravana do circo em que trabalhavam.

   Como Pinto nasceu em uma família de artistas circenses, ele se envolveu com essa arte muito cedo. Desde criança, já realizava pequenos números como contorcionista e equilibrista, mas sua carreira tomou outros rumos quando ele se tornou palhaço, em 1917. Nessa ocasião, ele assumiu o nome artístico de palhaço Careca.

   No começo da década de 1920, Pinto assumiu como palhaço no Circo Irmãos Queirolo, assumindo o lugar de Chicharrão, que havia desistido de sua posição por não receber um aumento salarial.

   Pinto então assumiu o nome artístico de palhaço Piolin e logo começou a fazer grande sucesso. A partir de 1925, associou-se ao Circo Alcebíades e passou a realizar apresentações frequentes no Largo do Paissandu, em São Paulo. O nome que ele adotou foi dado por um colega que zombava de suas pernas longas e finas. A palavra piolin é oriunda do espanhol e significa “barbante”.

   As apresentações de Piolin, sobretudo durante sua fase no Largo do Paissandu, renderam-lhe muito reconhecido pelo seu humor e pelas acrobacias que sabia realizar. Elas chamaram a atenção de pessoas importantes da época, como o presidente do Brasil de 1926 a 1930, Washington Luís.

   As apresentações também chamaram a atenção dos modernistas, grupo intelectual de grande influência na época. Eles entendiam Piolin como uma representação do verdadeiro artista nacional, e nomes como Tarsila de Amaral e Mário de Andrade teceram elogios às apresentações do palhaço.

 

O apreço dos modernistas por Piolin era tão grande que eles decidiram homenageá-lo, em 1929, por meio do evento Banquete Antropofágico. Anos depois, no cinquentenário da Semana de Arte Moderna, em 1972, outra homenagem foi feita a ele. O Dia do Circo, portanto, estabeleceu-se como lembrança de um de seus grandes representantes, nascido no dia 27 de março.

HISTÓRICO

O circo é um tradicional e importante local de lazer e tem seu dia celebrado em 27 de março.

O circo é um tradicional e importante local de lazer e tem seu dia celebrado em 27 de março.

   A prática das artes circenses enquanto forma de lazer e entretenimento existe desde a Antiguidade, mas o circo da forma como o conhecemos surgiu no século XVIII, na Inglaterra. Atribui-se ao ex-militar Philip Astley o feito de ter fundado o primeiro circo moderno.

   O circo de Astley foi fundado em Londres, e logo estabelecimentos do tipo se tornaram populares na Inglaterra e na Europa. O próprio Astley, por exemplo, fundou circos em outras cidades, como Paris. Com o tempo, outros continentes, como a América, já possuíam os seus próprios circos.

   Além disso, começou a se tornar cada vez mais comuns excursões de artistas circenses acontecendo por diversas cidades europeias. Os circos eram lugares populares, pois traziam entretenimento e lazer, com apresentações de equilibristasmalabaristascontorcionistas, entre outros.

   O termo circo deriva de Circus Maximus, o local, no Império Romano, em que eram realizadas apresentações como corridas e lutas de gladiadores. Eram locais públicos que serviam como ponto de entretenimento para a população romana.

Texto Escrito Por Daniel Neves Silva
Professor de História