Modelos do Ensino Híbrido

Por Henrique Uyeda do Amaral

Modelos e benefícios do Ensino Híbrido enriquecendo o presencial

   O primeiro benefício do Ensino Híbrido é a ampliação do processo educativo para além da sala de aula, otimizando as atividades realizadas em casa. Com a utilização das TDICs o professor ou professora amplia as possibilidades de tarefas para os alunos fazerem fora do momento da aula, não se limitando a listas de exercícios e leituras.

 

                HOTELZINHO CRECHE E CURSO

RUA SÃO BENEDITO, Nº 688 – CENTRO – POSTO DA MATA – BA

  No modelo de “sala de aula invertida”, o educador ou a educadora transfere para casa a explicação inicial de conceitos (com videoaulas gravadas ou selecionadas na internet) e a avaliação diagnóstica conceitual (utilizando um questionário online), deixando para o encontro presencial atividades de discussão, elaboração de projetos, aprofundamento de conteúdo e dúvidas.

   Outro benefício é a possibilidade de dividir a turma no momento da aula, de modo que um ou mais grupos sigam um roteiro de tarefas mediadas por tecnologia de maneira autônoma e o professor possa dar maior atenção a um único grupo, revezando ao longo da mesma aula ou de aulas diferentes. Desta forma, por serem menos alunos por vez, o professor pode dedicar um tempo de qualidade maior para cada um.

EDUCANDÁRIO ANÁLIA RAMOS

Rua da Liberdade, Nº11, Bairro Centro, Posto da Mata – BA

   No modelo “laboratório rotacional, metade da turma pode ir para o laboratório de informática e a outra metade ficar na sala com o professor. No modelo “rotação por estações, as estações podem ser planejadas no mesmo espaço ou em espaços diferentes, de acordo com a disponibilidade de tecnologias e trocando de atividade após determinado tempo. Já no modelo “rotação individual” os alunos precisam cumprir um roteiro que envolve diversas atividades, sendo eles responsáveis por controlar o tempo dedicado a cada tarefa.

   Nestes modelos, vemos o Ensino Híbrido como uma possibilidade de dar uso de maneira otimizada aos laboratórios de informática e outros recursos tecnológicos da escola. Outra vantagem é a capacidade de trabalhar a autonomia dos alunos, ao realizar o roteiro de atividades sem mediação do professor, criando a consciência de serem responsáveis pelo próprio aprendizado.

   Por fim, o benefício principal do Ensino Híbrido, na minha opinião, é a possibilidade de personalização do ensino.

   Seja pelo uso de tecnologias para obtenção de dados de diagnóstico individual, pelo professor ter menos alunos por rodada sob sua orientação ou pelos alunos poderem tomar decisões acerca do seu processo de aprendizado.

A escola em outros espaços!

   Aprendizagem e Empreendedorismo com ludicidade é no EAR!

   Alunos e professores do EDUCANDÁRIO  ANÁLIA RAMOS realiza visita técnica a Empresa Doce Bela!

   Educandário Anália Ramos, construindo juntos um novo jeito gostoso de aprender!

Matrículas abertas! 

2021.

VEM PARA O EAR VOCÊ TAMBÉM!