SOLENIDADE DE PENTECOSTES

Espírito de Esperança e Missão

   Celebramos hoje o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo, junto à Mãe do Senhor. A plenitude do Espírito é a característica dos tempos messiânicos, manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração e na vida dos discípulos e suscita atitudes de bondade, justiça, paz, esperança e reconciliação. É o início da ação missionária da Igreja e o princípio de sua fecundidade sob o impulso do Espírito Santo.

   Na primeira leitura (Atos 2,1-11), Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos cristãos. É Ele que cria a nova comunidade do povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.

   O Evangelho (João 20,19-23), apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos cristãos superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.

   Na segunda Leitura (1 Coríntios 12,3-7.12-13), Paulo avisa que o Espírito é fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.

   Portanto, as comunidades construídas à volta de Jesus são animadas pelo Espírito. O Espírito é esse sopro de vida que transforma o barro inerte numa imagem de Deus, que transforma o egoísmo em amor partilhado, que transforma o orgulho em serviço simples e humilde. É Ele que nos faz vencer os medos, superar as covardias e fracassos, derrotar o ceticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a audácia profética, testemunhar o amor, sonhar com o mundo novo. É preciso ter consciência da presença continua do Espírito em nós e nas nossas comunidades e estar atentos aos seus apelos, ás suas indicações, aos seus questionamentos.

+Dom Junior de Jesus

 

Um ótimo presente para o mês mariano. Clique no link abaixo e saiba mais…..

https://go.hotmart.com/C40388000H?dp=1