O RESPEITO ÁS DIFERENÇAS É VITAL

Como se usa o milho na América? Em El Salvador, fazem-se mingaus; no Paraguai faz-se panqueca incorporada de milho verde; no México fazem-se tortilhas, e nos Estados Unidos se faz pão aerado de sabor doce.

Assim como o grão de milho pode ser preparado de diferentes formas, os cristãos têm diversos costumes e devoções desde os começos do Cristianismo. Em Roma as pessoas não estavam de acordo sobre o que deviam comer e que dias observar como sagrados (Rm 14, 2.5), e Paulo as exorta a não brigar por diferenças tão pequenas, mas qualquer coisa que façam, fazê-la “pelo Senhor” (V.6). É Vergonhoso quando diferenças menores se transformam em obstáculos para a fé e criam divisões no cristianismo.

As diferenças são “o tempero da vida” e uma riqueza que não deve causar discórdia. O sadio respeito a elas é vital para que os cristãos de diversos grupos étnicos, espiritualidades e denominações religiosas convivam em harmonia e não dividam famílias e povos. Pense em como pode aplicar a situações que lhe cumpre viver atualmente essa máxima citada em um documento do Concílio Vaticano II: “No necessário, unidade, no duvidoso liberdade, e em tudo caridade”.

Sempre haverá diferenças de opinião em qualquer Igreja, a respeito do que é certo ou errado. As diferenças não devem ser temidas nem evitadas, mas aceitas e solucionadas com amor. Não espere que todos, nem mesmo na melhor igreja possível, estejam de acordo a respeito de todos os assuntos. Compartilhando ideias, podemos chegar a um entendimento mais completo do que a Bíblia ensina. Aceite, ouça e respeite as outras pessoas. As diferenças de opinião não precisam provocar divisão. Elas podem ser uma fonte de aprendizado e riqueza, em nossos relacionamentos.

Portanto, os cristãos devem aceitar uns aos outros sem julgar nossas várias opiniões. Contudo, quando é preciso enfrentar a situação, como devemos lidar com aqueles que discordam de nós? A resposta de Paulo é que todos os cristãos devem agir com amor para mantar a paz na igreja.

+Dom Júnior de Jesus